Guia do Anunciante

Bem-vindo ao guia do anunciante!

Agora que já efetuou o seu registo no Portal do Alojamento Universitário poderá começar a anunciar os seus alojamentos, alterar as características, disponibilidade ou preferências. 

Aqui poderá encontrar um guia com todas as etapas do processo, para que efetue o seu registo de forma simples.

 

1. Comece a anunciar

Será nesta página onde irá fazer o registo do seu alojamento. 
Serão requisitadas informações como as características, imagens, a localização e os seus contactos.

imagem do menu de autenticado para entrar na criação de anúncios

 

 

2. Registe o seu alojamento

Nesta etapa irá preencher os campos do formulário de anúncio. Siga as instruções abaixo com atenção.

 

a) Título em português e título em inglês

campo de título

Escreva o nome pelo qual pretende identificar o seu alojamento. Este campo é obrigatório.

O preenchimento do campo de título em inglês é opcional, sendo que se não for preenchido será apresentado o Título em português.

Exemplo de título: “Quarto em T2 na zona da FCT”

 

b) Localidade, tipo de alojamento e vagas

campos de caracterização do imóvel

Localidade: Indique a localidade onde se situa o alojamento. Este campo é obrigatório. Pode escrever diretamente no campo de pesquisa ou escolher da lista, utilizando a barra de deslocamento.

Tipo de alojamento: Indique se se trata de um imóvel completo ou de um quarto. Este campo é obrigatório. Clique na seta para abrir a lista e selecione a opção pretendida (ex.: Casa completa ou Quarto).

Vagas: Introduza o número de vagas disponíveis no imóvel. Este campo é opcional. Pode inserir o número manualmente ou usar as setas de incremento.

 

c) Cozinha, sala e quarto

campos de caracterização

Indique, opcionalmente, as características presentes em cada divisão.

Clique nas opções pretendidas. Quando selecionadas, ficam assinaladas com um visto (✔).

 

d) Como se encontra mobilado, disponibilidade e consumos

campos de caracterização

Como se encontra mobilado: Indique como se encontra mobilado o alojamento. Este campo é obrigatório. Clique na seta para abrir a lista e selecione a opção correspondente ao estado de mobiliário.

Disponibilidade: Indique a disponibilidade do alojamento (ao ano, ao trimestre, etc.). Este campo é obrigatório. Clique na seta para abrir as opções e escolha a opção correta.

Consumos: Indique, se desejar, como os consumos (água, luz, gás) estão incluídos, ou não, na renda. Este campo é opcional.

 

e) Tipo de arrendamento, preferências e mensalidade

campos de caracterização

Tipo de arrendamento: Este campo é obrigatório. Escolha se o anúncio se destina a todos os interessados, apenas raparigas, apenas rapazes, ou se há preferência de género.

Aluga a estrangeiros: Indique, opcionalmente, se está disponível para alugar o alojamento a estudantes estrangeiros. Selecione o campo se sim; deixe em branco se não pretende indicar.

Mensalidade: Introduza o valor da mensalidade, em euros. Este campo é opcional.

 

f) Extras

campos de caracterização

Selecione as características adicionais que o alojamento possa oferecer (ex.: internet, telefone, mobília). Este campo é opcional.

Clique nas opções pretendidas. As opções selecionadas ficam marcadas com um visto (✔).

 

g) Descrição em português + Descrição em inglês

campos de descrição

Campo opcional, mas recomendado.

Descreva o imóvel com detalhes úteis: área, condições, ambiente, regras internas, proximidade a serviços, etc.

Caso não preencha a tradução para inglês, a descrição em português será apresentada em ambos os idiomas.

 

h) Imagens

campo de imagem

Pode carregar até 8 imagens do imóvel. Este campo é opcional, mas altamente recomendado.

Clique no botão azul, selecione os ficheiros no seu dispositivo e clique em “Abrir”.

Formatos aceites: JPG ou PNG.

 

i) Localização

campos de localização

Este campo é obrigatório e essencial para a publicação.

Indique uma referência da localização do alojamento.

Escreva a morada no campo sobre o mapa ou ajuste o marcador manualmente arrastando-o para o local correto.

 

j) Contactos 

campos de contactocampos de faturação

Indique os seus dados de contacto e faturação.

  • Nome (obrigatório)
  • Telefone (opcional e visível no anúncio)
  • N.º de contribuinte (obrigatório para emissão de recibo)
  • Morada, Código Postal (obrigatórios para faturação)
  • E-mail (obrigatório e visível no anúncio)

 

h) Gravar como 

No final do formulário, escolha uma das opções para guardar o seu anúncio:

  • Gravar como rascunho: o anúncio fica guardado, mas não será submetido para aprovação.
  • Em aprovação: o anúncio será enviado para revisão. Após aprovação, receberá um e-mail com as instruções de pagamento.
3. Acompanhe o seu anúncio

Após submeter o registo do seu alojamento, o respectivo anúncio poderá passar por quatro fases distintas:

  • Em rascunho – o anúncio foi guardado mas ainda não foi submetido para aprovação;
  • Em aprovação – o anúncio foi enviado para análise e aguarda validação pela equipa do Portal;
  • Em pagamento – o anúncio foi aprovado e está à espera da confirmação do pagamento;
  • Online – o anúncio encontra-se publicado e visível no Portal.

Poderá acompanhar em que parte do processo se encontra o seu alojamento, acedendo a "Minhas ofertas", no menu de autenticado do lado esquerdo. 

Nesta página encontrará uma tabela com todos os seus alojamentos, a data da última atualização, o estado em que se encontra e a visibilidade. 

 

4. Pagamento

Quando o seu registo de alojamento for aprovado pelo administrador da plataforma, receberá um e-mail na sua caixa de email com essa informação. 

Para avançar com o pagamento basta:

  • Entrar em "Minhas ofertas" (ponto anterior);
  • Selecionar o nome do anúncio que se encontra "em pagamento";
  • Selecionar o botão presente no topo da página "Efetuar pagamento";
  • Escolha o método de pagamento que lhe é mais conveniente. 

Quando o pagamento for efetuado e validado pela plataforma, receberá novamente uma nova notificação na sua caixa de entrada de e-mail com esta informação.

 

6. Validade do registo

Todas as ofertas registadas na Plataforma do Alojamento Universitário têm a validade de 1 ano, a contar a partir do dia do primeiro pagamento. 

  1. Recebeu um e-mail que a sua oferta está quase a expirar?

Se pretende renovar a sua oferta no portal tem que:

  • Vá a "Minhas ofertas";
  • Selecione a oferta que se encontra quase a expirar; 
  • No fim da página do anúncio, altere a opção "Guardar como..." para "Em aprovação"; 
  • Assim que voltar a ser aprovado receberá a indicação na sua caixa de e-mail para proceder ao pagamento; 
  • Efetue o pagamento e veja o seu alojamento renovado por mais um ano de forma simples. 

     2. Recebeu um e-mail que a sua oferta expirou?

Se receber um e-mail a comunicar que o seu alojamento já se encontra expirado, e caso pretenda continuar com o anúncio online, terá de efetuar um novo pagamento do alojamento.

Para isso terá de voltar ao ponto 1 deste tópico.