Guia do Anunciante

Bem-vindo ao guia do anunciante!

Agora que já efetuou o seu registo no Portal do Alojamento Universitário poderá começar a anunciar os seus alojamentos, alterar as características, disponibilidade ou preferências. 

Aqui poderá encontrar um guia com todas as etapas do processo, para que efetue o seu registo de forma simples.

 

1. Comece a anunciar

Será nesta página onde irá fazer o registo do seu alojamento. 
Serão requisitadas informações como as características, imagens, a localização e os seus contactos.

 

menu anuncie

 

2. Registe o seu alojamento

a) Título - Comece por escrever o nome com o qual pretende destacar o seu anúncio. Este campo é obrigatório!
 

título

*1 - Este título é um exemplo


b) Localidade - Indique qual a localidade onde se encontra o seu alojamento. Este campo é obrigatório!

  • Para inserir o local, basta selecionar a seta indicada na imagem abaixo como número 1;  
     
  • De seguida, poderá utilizar ou o campo livre (indicado na imagem como o número 2 -"Inserir localização aqui") para escrever o nome do local ou procurar na lista apresentada arrastando a barra indicada como número 3.
     
localização

 

c) Tipo de alojamento - Indique se o seu alojamento é um imóvel completo ou um quarto. Este campo é obrigatório!

  • Para inserir o tipo de alojamento, basta selecionar a seta indicada na imagem abaixo como número 1;
     
  • Selecionar qual a sua tipologia.
     
tipo de alojamento


d) Número de vagas - Indique o número de vagas que se encontram disponíveis no seu alojamento. Este campo é opcional

  • Insira um número inteiro no campo abaixo indicado ou utilize as setas (selecionadas com um retângulo vermelho na imagem) para aumentar ou diminuir o número.
     
vagas


e) Cozinha, sala e quarto - Aqui poderá de forma opcional indicar quais as características que se encaixam em cada divisão.

  • Basta carregar com o botão do lado direito do rato na respetiva opção (pode ser uma ou mais);
     
  • Quando selecionada uma opção, será indicado um visto (✔). 
     
opções cozinha, sala e quarto


f) Como se encontra mobilado - Aqui terá de indicar como se encontra mobilado o alojamento. Esta opção é obrigatória!

  • Abra as opções selecionando a seta indicada abaixo na imagem;
     
  • Selecione a opção pretendida. 
     
mobilia


g) Disponibilidade - De modo obrigatório, indique a disponibilidade para o seu alojamento. 

  • Abra as opções selecionando a seta indicada abaixo na imagem;
     
  • Selecione a opção pretendida.
     disponibilidade

 

h) Consumos - A indicação dos consumos é opcional e refere-se à forma como estes serão cobrados (já incluídos no valor da renda/ não incluídos no valor da renda).

  • Abra as opções selecionando a seta indicada abaixo na imagem;
     
  • Selecione a opção pretendida. 
     
consumos

 

i) Tipo de aluguer - É neste ponto onde terá de forma obrigatória que indicar qual o tipo de aluguer que está a anunciar, isto é, se tem preferência por rapazes ou raparigas (ou nenhum). 

  • Abra as opções selecionando a seta indicada abaixo na imagem;
     
  • Selecione a opção pretendida. 
     
tipo de aluguer

 

j) Aluga a estrangeiros - Esta é uma informação opcional onde poderá indicar se pretende alugar o seu alojamento a estrangeiros ou não.

  • Se pretender indicar que aluga a estrangeiros, selecione o campo abaixo indicado. Quando o campo se encontra selecionado, é visível a indicação de um visto (✔);
     
  • Se não pretender indicar que aluga a estrangeiros, deixe o campo desselecionado;
     
aluga a estrangeiros

 

k) Mensalidade - Será neste campo onde poderá indicar qual o valor da mensalidade do seu alojamento. Esta é uma informação opcional!

  • Insira um número, em eurosno campo abaixo indicado.
     
mensalidade

 

l) Extras - Será aqui onde poderá indicar alguns detalhes extra do seu alojamento. Esta é uma informação opcional!

  • Basta carregar com o botão do lado direito do rato nas opções pretendidas (pode ser uma ou mais);
     
  •  Quando selecionada uma opção, será indicado um visto (✔). 
     
extras


m) Descrição - O campo da descrição é opcional no entanto poderá ser muito útil. Neste campo, poderá indicar os detalhes relativos ao seu alojamento que considere importantes. 
 

descrição


n) Imagens - É neste campo onde, de forma opcional, poderá adicionar até 8 imagens do seu alojamento.

  • Selecione o botão azul abaixo destacado;
     
  • Escolha as imagens que pretende e faça "abrir". 
     
inserir imagens


o) Localização - Este é um campo obrigatório e extremamente importante no anúncio do seu alojamento. 

  • Escreva a morada do alojamento na barra abaixo indicada;

 

morada

 

  • Insira novamente a morada na barra que se encontra no mapa para que a localização fique definida. Pode também arrastar o mapa, ampliar e marcar manualmente.
     
mapa localização

 

p) Contactos - É nesta secção que deverá indicar os seus dados tanto para contacto quanto para efeitos contabilísticos. 
 

  • Nome - Campo obrigatório;
     
  • Telefone - Este campo é público e estará disponível para consulta sobre a oferta. Campo opcional;
     
  • Nº de contribuinte - Preenchimento obrigatório para efeitos de emissão de recibo;
     
  • Morada - Preenchimento obrigatório para efeitos de emissão de recibo;
     
  • Código Postal - Preenchimento obrigatório para efeitos de emissão de recibo;
     
  • E-mail - Este campo é público e estará disponível para consulta sobre a oferta. Campo obrigatório.
     

q) Informação de revisão - Este é um campo opcional que o ajuda a gerir as suas alterações. Poderá tomar nota de toda a informação que necessitar para que nunca se esqueça de um único passo. 
 

revisão

 

r) Gravar como - Chegou ao fim do registo do seu alojamento e só lhe falta gravar a oferta. Aqui terá 2 opções à sua escolha: 

  • Gravar como rascunho -  O seu alojamento fica guardado no seu perfil sem que siga para aprovação. Poderá ser útil em caso de faltar alguma informação e querer rever mais tarde;
     
  • Em aprovação - O seu alojamento fica registado para aprovação do administrador. Assim que este for aprovado, receberá um e-mail na sua caixa de correio eletrónico para avançar com o pagamento.

 

gravar como

 

Para escolher, basta selecionar a opção que pretende indicada na imagem acima.

3. Acompanhe o seu registo

Terminado o registo do alojamento, o seu pedido poderá passar por 4 fases: 
 

  • Em rascunho;
     
  • Em aprovação;
     
  • Em pagamento;
     
  • Online.

Poderá acompanhar em que parte do processo se encontra o seu alojamento, acedendo a "Minhas ofertas", no menu superior do lado esquerdo. 
 

minhas ofertas

Nesta página encontrará uma tabela com todos os seus alojamentos, a data da última atualização, o estado em que se encontra, a visibilidade, a data em que efetuou o pagamento e a data de validade do anúncio. 

 

tabela minhas ofertas

 

4. Pagamento

Quando o seu registo de alojamento for aprovado pelo administrador da plataforma, receberá um e-mail na sua caixa de correio com essa informação. 

Para avançar com o pagamento basta:

  • Entrar em "Minhas ofertas" (ponto anterior);
  • Selecionar o nome do anúncio que se encontra "em pagamento";
  • Seguir o processo de pagamento. 
     

Quando o pagamento for efetuado e validado pela plataforma, receberá novamente uma nova notificação na sua caixa de entrada de e-mail com esta informação. 

Poderá verificar também na tabela das "Minhas ofertas" este processo de passagem para "Online".

 

alojamento pago

 

6. Validade do registo

Todas as ofertas registadas na Plataforma do Alojamento Universitário têm a validade de 1 ano, a contar a partir do dia do pagamento. 
 

  1. Recebeu um e-mail que a sua oferta está quase a expirar?

Se pretende renovar a sua oferta na plataforma de alojamento apenas tem que:

  • Vá a "Minhas ofertas";
     
  • Selecione a oferta que se encontra quase a expirar; 
     
  • No fim da página do anúncio, altere a opção "Guardar como" (ponto 2, alínea r) para "Em aprovação"; 
     
  • Assim que voltar a ser aprovado receberá a indicação na sua caixa de e-mail para proceder ao pagamento; 
     
  • Efetue o pagamento e veja o seu alojamento renovado por mais um ano de forma simples. 

 

     2. Recebeu um e-mail que a sua oferta expirou?

Se receber um e-mail a comunicar que o seu alojamento já se encontra expirado, e caso pretenda continuar com o anúncio online, terá de efetuar um novo registo do alojamento.

Para isso terá de voltar ao ponto 1 deste guia e repetir todo o processo.